Novo percurso da infância e requalificação do São Camilo são apresentados a educadores
Nesta quarta-feira (03), técnicos da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) apresentaram os projetos do novo percurso da infância, que vai englobar ruas do bairro Tarumã, e também as ações de requalificação do bairro São Camilo. O encontro foi realizado na EMEB Deodato Janski e contou com professores da unidade escolar e representantes de outras escolas do bairro.
“O projeto de melhoria do percurso compreende a EMEB Deodato Janski e o CRAS Nordeste, na Rua Rio de Janeiro, passando por vários equipamentos públicos. O objetivo é promover acessibilidade, conforto e segurança viária, projeto desenvolvido sob diretrizes da política da Cidade das Crianças, com foco na valorização do pedestre”, disse a diretora de Projetos Urbanos de Jundiaí, Paula Siqueira.
A escolha do percurso da infância é resultado da pesquisa feita, em 2017, com as crianças das escolas do entorno e seus cuidadores, que apresentaram como prioridade a acessibilidade, implantação de áreas de sombra, limpeza e, principalmente, maior segurança ao caminhar de suas casas até as escolas. Estão previstas obras de melhoria da acessibilidade das calçadas, plantio de árvores e reforço de sinalização e instalação de mobiliários como bancos e elementos brincantes nos espaços de lazer e convivência criados no percurso. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão. As obras estão previstas para serem iniciadas em junho.
“Esperávamos essa obra já há algum tempo. Sem dúvida, vai proporcionar mais segurança e acessibilidade aos nossos alunos e também aos moradores da região”, reforça a diretora da EMEB Deodato, Renata Cayres.
Além das intervenções previstas, também será realizado um trabalho junto às crianças que envolverá contribuições para o projeto, fazendo a ligação com os Programas e Ações Municipais como Escola Inovadora, Voa Pé – Entre a Casa e a Escola, Pé de Árvore, Pé de Ouvido, Pé de Infância, De Olho na Faixa), resultando na elaboração de maquete física pelas crianças, com apoio técnico da UGPUMA e UGMT, a ser executada no FABLab.
No encontro desta quarta-feira, também foram apresentadas as ações previstas de requalificação do Jardim São Camilo, que contemplam a qualificação das vielas com novo sistema de drenagem, acessibilidade com adequação da pavimentação em concreto, instalação de corrimões, iluminação e melhoria nas instalações de abastecimento de água e tratamento de esgoto. O projeto está com estudos em fase final. Já a obra de conexão dos moradores entre a parte alta e baixa do bairro, que contará com um elevador urbano e áreas de lazer com quadras, pista de skate, áreas de convivência, paisagismo e arborização, está com cerca de 35% de execução, além da implantação de uma praça e horta comunitária que também estão em obra.
Também estiveram presentes no encontro a arquiteta do departamento de Projetos Urbanos da UGPUMA, Ana Maria Boschi, e a assessora de Políticas Governamentais, Milena Ferrarezi.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí