Em reunião no Paço, empresários conhecem projeto para Incentivo ao Esporte
Um grupo de empresários foi recebido na manhã desta quinta-feira (18), no auditório do Paço Municipal, para conhecer melhor a Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/06), que permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas. Ao todo, mais de 20 empresas estiveram representadas.
A iniciativa foi da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), com apoio da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação – ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, que destacou a importância da ação. “É um prazer receber todos aqui para falar de incentivo ao esporte. Reafirmo o que disse durante o anúncio do apoio da Luchini ao atletismo nesta semana, a geração da riqueza vem da iniciativa privada, que, além disso, gera empregos e oportunidades ao nosso cidadão.”
E completou lembrando do papel do esporte na promoção da saúde. “Buscamos uma sociedade que pratique esporte por uma vida saudável. E, quando pensamos no alto rendimento, é preciso lembrar que ele tem custos que necessitam do apoio e da parceria da iniciativa privada.”
O gestor de Esportes e Lazer, Luís Claudio Tarallo, lembrou as muitas atividades esportivas desenvolvidas na cidade no momento. “Hoje nosso esporte conta com 6.357 pessoas inscritas em suas atividades, desde crianças a pessoas da melhor idade, e ainda 2.490 atletas, também desde a formação até o rendimento. Sem contar os 349 inscritos no Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama). Ou seja, podemos dizer que temos um cardápio bastante diferenciado para o empresário interessado em colaborar com nossas modalidades e atletas. Sem contar o fato de que cerca de 200 mil pessoas passam por nosso complexos esportivos ao mês.”
A atleta Alanda Martins Santos, da marcha atlética, comentou sobre a importância do esporte na vida de um jovem. “O esporte mudou minha vida de verdade. Com ele consegui controlar minha ansiedade e comecei a me aceitar melhor, foi importante no meu processo de amadurecimento”, disse. Alanda já coleciona medalhas e uma convocação para a seleção brasileira.
Quem pode participar
Qualquer empresa ou pessoa física pode aportar nos projetos. Após receber uma apresentação dos projetos existentes, basta selecionar o projeto a ser patrocinado, que pode ser consultado também no site do Governo Federal (https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/lei-de-incentivo-ao-esporte/projetos-aptos-para-captacao-de-recursos).
A lei tem como objetivo a democratização, atendendo as entidades públicas e privadas do Sistema Nacional de Desporto (SND), cujos projetos podem contemplar esportes formais e não formais, em todas as manifestações desportivas.
Uma vez autorizados, os projetos recebem a chancela para captar patrocínios e doações de pessoas jurídicas e de pessoas físicas.
Após o cumprimento dessa etapa, é feita nova e criteriosa análise sobre a viabilidade técnica e orçamentária do projeto.
Percentual do IR
Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar 2% do Imposto de Renda devido. Pessoas físicas que fazem a declaração completa do IR podem destinar até 7%.
Modalidades
Os projetos Incentivados da Prefeitura de Jundiaí com base na captação de IR estão aptos nas modalidades ciclismo, atletismo, tênis, natação, ginástica artística, ginástica rítmica, basquete e vôlei, contemplando 307 atletas. Considerando todos os familiares e comunidade envolvidos de maneira indireta, são por volta de 1.500 pessoas.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí