26º Enredança: Ana Botafogo elogia festival e valoriza bailarinas e bailarinos da cidade em oficinas gratuitas
Pelo quarto ano, a primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e referência da dança clássica, Ana Botafogo está em Jundiaí para participar da 26ª edição do Festival Enredança, evento organizado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).
Neste sábado (20), a profissional promoveu oficinas gratuitas de ballet clássico para duas turmas compostas por 40 alunos cada, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). “Ano após ano, o Festival vem crescendo no número de participantes e escolas, mas principalmente na qualidade das coreografias apresentadas. Já tem vários alunos com um pé no profissionalismo. Estar no palco é o que amadurece a dança de cada um”, disse a bailarina Ana Botafogo.
Mateus Vicente Bassi, de 14 anos, foi elogiado pela bailarina justamente pelo amadurecimento desde o ano passado. “Quero seguir carreira de bailarino em várias modalidades e é muito bom ter um festival como esse na minha cidade, além de poder aprender um pouco com a Ana Botafogo”, lembrou o jovem.
Raquel Franco, de 10 anos, moradora do Jardim Tamoio, também valoriza a participação no festival. “O Enredança é a minha segunda casa. Fiquei em segundo 2º lugar no Neoclássico e quero representar todas as negras do Brasil”.
“O Enredança é um sonho e é um festival muito importante para a minha família. E foi muito bom conhecer a Ana Botafogo e aprender mais todos os dias”, disse a jovem Isabella Mariano de Azevedo, de 11 anos, que também se destacou em uma das Mostras do festival, conquistando o 1º lugar no Neoclássico.
Além das oficinas, Ana Botafogo também é jurada na Mostra Competitiva de estilo Clássico de Repertório, Clássico Livre e Neoclássico. Com números impressionantes, esta edição conta com a participação de mais de 1,1 mil bailarinos – cerca de 200 a mais que a edição anterior – inscritos em 550 coreografias. São mais de 100 grupos diferentes participantes, de 21 Municípios distintos. Também está programado para o Teatro Polytheama, neste domingo (21), a tradicional Noite de Gala do Festival, a partir das 18h, com a entrega das premiações.
“Nossa cidade faz investimentos maciços na Cultura e o Enredança já pode ser considerado um dos principais festivais de dança do Brasil. Para muitos bailarinos, uma aula com a Ana é uma oportunidade única e para nós é o coroamento do desenvolvimento de atividades culturais na cidade”, reforçou o diretor de Cultura de Jundiaí, João Carlos de Luca.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí