Jardim Estádio e Vila Esperança recebem ação de nebulização veicular nesta terça-feira (23)
A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), complementa ação para combate e contenção da dengue nos bairros Jardim Estádio e Vila Esperança com nebulização veicular, nesta terça-feira (23). O trabalho será iniciado às 5h.
Último Boletim de Arboviroses aponta que o Jardim Estádio está com 101 casos da doença e a Vila Esperança com 95. Jundiaí acumula 7.055 ocorrências, sendo mais de 90% — 6.385 — autóctones, ou seja, adquiridas na própria cidade.
O coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, lembra que o equipamento utiliza baixo volume de inseticida e elimina o mosquito Aedes aegypti adulto, no local em que ele faz o repouso, como muros e árvores, isto é, em seu peridomicílio.
“Essa ação visa a contenção da transmissão nas duas regiões. Nossas equipes já passaram pelos bairros e orientaram a população. Se não houver mudança de hábito e forem mantidos objetos que podem servir de criadouros do Aedes e o lixo não for descartado de maneira correta, os casos permanecerão em crescimento, já que novos mosquitos vão nascer. Seguimos atuando, mas dependemos de cada morador para vencer esta luta”, enfatiza.
Durante a passagem do veículo, a orientação é que as pessoas não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.
Desde o dia 1 de abril, o Município está em situação de emergência, com novas estratégias de enfrentamento da doença articuladas pelo Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue. A partir da Sala de Situação da Saúde — montada em dezembro — diariamente o cenário é monitorado para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí