Cultura prepara mais uma edição do Sexta no Centro
Quem estiver circulando pela área central da cidade na próxima sexta-feira (10), das 16h às 22h, poderá conferir as atrações programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio do Departamento de Cultura, para o palco da praça Marechal Floriano Peixoto – Coreto, atrás da Catedral Nossa Senhora do Desterro, da ação “Sexta no Centro”, uma parceria da Cultura com a Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).
O público terá a oportunidade de assistir a três apresentações musicais dentro da programação da “Sexta no Centro”: Maracatu Baque Delas, às 16h, Projeto Som das Ruas, às 18h e Samba Show – Leões da Hortolândia, às 20h e, ainda desfrutar do espaço gastronômico, sob a responsabilidade dos permissionários dos varejões noturnos, assim como, conhecer o artesanato diversificado produzido pelos integrantes do Projeto Jundiaí Feito à Mão.
A “Sexta no Centro” é uma realização mensal e tem como objetivo ocupar o Centro Histórico, com Cultura, com a população em geral e com os artistas, todos contratados por meio de editais lançados pela UGC. É uma ação pela qual temos um carinho especial, pois é realizada na Praça do Coreto, dialogando com a rua Barão de Jundiaí, importante corredor histórico da cidade, e que vai desde a Pinacoteca e o Polytheama, passando pelo Solar do Barão e chegando até o Centro das Artes”, comentou o diretor do Departamento de Cultura da UGC, João Carlos De Luca.
As atrações
Maracatu Baque Delas
Maracatu é uma manifestação popular considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil. Em Jundiaí, o coletivo Baque Delas estuda e brinca o maracatu de baque virado desde 2017, ano em que se formou o coletivo voltado para mulheres. Suas composições autorais versam sobre o empoderamento, a força e a luta das mulheres na nossa sociedade. Em suas apresentações, o coletivo busca apresentar nossa cultura convidando os espectadores a dançarem e sentirem essa batida ancestral.
Projeto Som das Ruas
O projeto consiste em disponibilizar às pessoas em situação de rua o acesso à cultura, através de atividades gratuitas e planejadas que envolvam a interação dos mesmos com a música, expressão artística e cultura popular. As oficinas ofertadas são realizadas em espaços públicos que apresentem concentração de pessoas em situação de rua, garantindo, dessa forma, que a cultura chegue em todos os lugares. Esta iniciativa busca ressaltar o protagonismo artístico e cultural, desvendando os talentos ocultos nas pessoas que vivem à margem da sociedade. Semanalmente ensaiam com os integrantes fixos (violino, violão, cavaco e percussão), ofertando diversos instrumentos de fácil aprendizado aos demais para que façam parte da composição das músicas, tendo várias músicas nacionais e populares em repertório para apresentações, que podem ser feitas para todo tipo de público.
Samba Show – Leões da Hortolândia
Desde 2020 o Carnaval é considerado patrimônio imaterial no Estado de São Paulo, reconhecido pelo Condephaat como importante ferramenta da preservação da cultura popular. A Associação Cultural Faculdade do Samba Leões da Hortolândia, atual campeã do Carnaval de Jundiaí, traz em seu estatuto a finalidade de preservar e difundir atividades culturais, sendo o Carnaval sua maior expressão na atualidade.
A proposta do grupo consiste em uma apresentação no formato samba show, sendo composta por intérpretes de samba-enredo, passistas e membros da bateria. Serão apresentados sambas-enredo autorais já anteriormente apresentados pela Associação Cultural Faculdade do Samba Leões da Hortolândia nos carnavais de Jundiaí.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí