Roda de brincar marca inauguração da exposição ‘Cem Linguagens pela Paz’, no Paço
A manhã de quinta-feira (23) foi de festa no Paço Municipal. Com muita música e diversão, sob a regência da coordenadora de arte Mazu Gonçalves, 30 alunos da EMEB Rute Miranda Duarte Sirilo, do bairro Terra Nova, organizaram uma grande roda de brincar para celebrar a inauguração da exposição “Cem Linguagens pela Paz”, promovida pela Unidade de Gestão de Educação (UGE). Ela foi organizada pelo Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI).
A mostra, inspirada no poema “Cem Linguagens da Criança”, do educador de Reggio Emilia, Loris Malaguzzi, reúne todas as ações com a temática da promoção da paz desenvolvidas pelas escolas municipais ao longo do ano. “A Assembleia Geral da ONU, desde 2017, declarou o dia 16 de maio como o Dia Internacional da Convivência em Paz. Sendo assim, promovemos diversas ações ao longo do mês, para incentivar a comunicação não violenta nas escolas. Cabe a nós incentivarmos essa cultura em nossas crianças para construir uma sociedade melhor no futuro”, comenta a Gestora Adjunta de Educação, Tânia Regina Roveri do Amaral Gurgel.
Aluna do 3º ano da EMEB Rute Miranda, Valentina de Almeida Romero conta que ela, juntamente com os colegas e pais, montaram uma colcha de retalhos que simboliza a união pela paz. “Na minha parte, fiz um coração de pano com uma mão em volta. A minha ideia veio do coração e representa a paz e o amor”, conta. Essa é mais uma ação do programa de Comunicação não violenta desenvolvido pela Unidade de Gestão de Educação.
A Gestora de Administração de Pessoas, Simone Zanotello, também participou da abertura da mostra. “Nada melhor do que a presença das crianças para incentivar a cultura da paz. A exposição traz mensagens que nos fazem refletir sobre a sociedade que queremos para o futuro. O Paço é um lugar de grande circulação de pessoas e esperamos que muitas sejam sensibilizadas pelo tema”, comenta.
A exposição fica na Prefeitura até o dia 27 de maio e é aberta ao público.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí