Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura preparou para esta semana uma série de atrações gratuitas em alusão ao Dia da Consciência Negra. Marcada para esta quarta (20), sexta (22) e domingo (24), a programação será realizada no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro e contará com intervenções artísticas diversas, debates, exposição, apresentações de Música e Dança, além da abertura da 8ª edição da ZumbiTECA.
Parte da programação temática também fará parte das atrações vinculadas à 5ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), cujo tema é “Narrativas que Conectam”.
Nesta quarta-feira (20), Feriado Nacional da Consciência Negra, a programação começa às 9h, com uma intervenção artística com o elenco da Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí. Em seguida, na Sala Josette Feres, recebe, às 10h, a intervenção “O Avesso da Pele” alunos do curso superior de Eventos da Fatec em alusão à obre premiada de Jeferson Tenório. Em seguida, às 10h30, será a vez da mesa de debate “Outro olhar da História de Jundiaí”, com a doutoranda Michele Silva Joaquim, a diretora artística Vive Almeida e a dramaturga Flavia Thaína, mediação da servidora Valéria de Paula Ignacio e leitura dramática de Maísa Lopes.
Já a partir das 14h, a programação será na Sala Glória Rocha de espetáculos, com uma apresentação de Dança com grupos diversos da cidade. Entre eles estão confirmadas as apresentações dos alunos da Pracinha da Cultura do Vista Alegre da professora Ambrosia Dualc, da Premiere Escola de Dança, grupo da professora Andressa Rondon, grupo dos professores Priscila Sorria e Denis Carneiro, e União Samba Rock. Os interessados podem retirar ingressos gratuitos na bilheteria e pela internet.
E no período da tarde, estão previstas intervenções musicais e artísticas no Saguão, conforme o cronograma: 14h30, 183 Record (RAP); 15h, DJ Lensly; 16h, Quintal do Nego (Samba e Pagode); 17h30, DJ Xandon; 17h30, Desfile Itam Irum; 18h, Aulão de Charme e Passinho, com o professor Luciano Sant’Anna; e 18h45, DJ Xandon.
Ao longo do dia estão previstos no Centro das Artes e na região em frente da rua Barão de Jundiaí diversas atividades, como brincadeiras mediadas para o público infantojuvenil, intervenções artísticas diversas, praça de alimentação, artesanato e venda de livros de autores jundiaienses.
Já na sexta-feira (22), a programação começa às 14h, na Sala Josette Feres do Centro das Artes, com o Fórum da Rota Afro Turística e lançamento de sua identidade visual. O encontro contará com uma palestra sobre Afroturismo, nas perspectivas desde municipal até internacional, mediada pela palestrante Solange Barbosa. O público alvo do encontro são os profissionais e demais interessados na criação de roteiros para o segmento, e conta com o apoio do Conselho de Turismo de São Paulo. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line.
Às 19h30, a Sala Glória Rocha será o palco do show musical “Além do Lá”, em que a banda Aláfia comemora seus dez anos, com as canções de seu quinto disco. O grupo promete um show envolvente e cheio de conteúdos como amor, a dor, a família, a luta, o prazer e o destino, interpretados à luz da tradição da literatura de Ifá, forte influência da banda. Os interessados podem retirar ingressos gratuitos na bilheteria e pela internet a partir da quinta (21).
O Centro das Artes também recebe na sexta-feira (22) uma série de brincadeiras mediadas para o público infantojuvenil, das 14h às 17h, e uma intervenção com o grupo Coco das Águas Doces, às 17h, no saguão.
E no domingo (24), a partir das 12h30, está marcada a abertura da 8ª ZumbiTECA da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot. Com tema “Reflexões e Jornada: O Empoderamento Negro Através da Arte, da Leitura e da Literatura”, esta edição terá início com um sarau no Saguão do Centro das Artes, com uma homenagem a Olga de Brito, artista patrona da Galeria de Exposições do local, onde ficarão expostas as instalações da ZumbiTECA.
O Centro das Artes fica na rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro. Os detalhes da programação do Dia da Consciência podem ser conferidos na Agenda Cultural.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí