Alunos de Jundiaà recebem medalha de ouro em OlimpÃada Internacional
Os alunos do 5º ano C da Emeb Joaquim Candelário de Freitas, localizada no bairro Cidade Luiza, em JundiaÃ, fizeram bonito e garantiram a medalha de ouro na OlimpÃada Internacional de Matemática sem Fronteiras. Nesta fase, eles competiram com mais de 85 mil alunos de escolas públicas e privadas do Brasil.
A OlimpÃada é a edição brasileira da Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1989 na França. Em 2010, o Brasil recebeu o convite para participar e, atualmente, mais de 29 paÃses fazem parte da competição. São mais de 244 mil alunos e 9 mil classes.
“O resultado obtido por nossos alunos mostra o empenho deles e a qualidade do ensino. Estamos muito felizes. lembro ainda que os trabalhos são feitos em equipes que recebem desafios e precisam resolvê-los. Depois, os estudantes precisam explicar qual a estratégia usada para chegar à solução”, conta a professora Maria de Lourdes Potente Santos, diretora da Emeb. Ela lembra que o concurso veta, em todas as suas etapas, o uso da internet.
A competição de matemática atinge os últimos anos do Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio. Nela, os alunos têm contato com exercÃcios que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas e além de tudo, a diversão, iniciativa pessoal, organização e cooperação com o grupo.
Diferente de outras competições de matemática, são lançados desafios para toda a classe, pois o intuito do evento não é ser exclusivo apenas para os alunos que possuem altas habilidades em matemática, e sim para todos destinados a participar.
(Fonte: Emeb Joaquim Candelário de Freitas)