Julho Amarelo: No TECNEWS, CTA destaca mês de prevenção e conscientização das hepatites virais
No TECNEWS desta terça-feira (01), Milena Luckesi, psicóloga do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) compareceu aos estúdios da TVTEC Jundiaà para falar sobre o Julho Amarelo, mês de ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, grave problemas de saúde pública no paÃs.

“Hepatite é uma inflamação no fÃgado. […] O foco da nossa atenção nesse mês são as hepatites virais, especialmente A, B e C.” Destacou a psicóloga, explicando a doença e as prioridades da campanha.
O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas tenham alguma das hepatites virais, que, em muitos casos não estão examinadas e, por consequência, diagnosticadas. “Tanto a Hepatite B, quanto a Hepatite C são doenças que a gente considera silenciosas. A pessoa pode ser portadora do vÃrus, ter adquirido o vÃrus em algum momento da sua vida e demorar muitos anos pra manifestar os primeiros sinais e sintomas. Isso não significa que o fÃgado não está sofrendo a ação do vÃrus.” Ressaltou Milena.
A campanha atua não só visando a prevenção, mas também incentivando o tratamento de pessoas que já estão infectadas. No caso da hepatite C, ele já é universalizado, disponÃvel de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) e, com duração de apenas três meses, a chance de cura é de 95%.
- Serviço

O CTA, localizado na Rua Palmira Cervi Bárbaro, 91 – Vila Hortolândia, oferece testagem gratuita para essa e outras doenças durante todo o ano, ficando aberto das 7h à s 17h, de segunda à sexta-feira. O munÃcipe também pode se consultar em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, realizando não só exames e testes, como consultas de rotina que ajudam na prevenção das hepatites virais.
- TECNEWS
Para conferir, na Ãntegra, a entrevista de Milena Luckesi ao TECNEWS, acesse o vÃdeo abaixo:
Texto por: César Luz/Redação TVTEC