Procon de Jundiaí registra aumento de denúncias de empréstimos consignados não autorizados
Em entrevista concedida na última quinta-feira (3), o diretor do Procon de Jundiaí, Marcelo Canale, apresentou um balanço das ações do órgão no primeiro semestre do ano, destacando a atuação diante de fraudes e práticas abusivas que têm lesado consumidores – principalmente idosos.
Segundo Canale, o Procon tem sido procurado diariamente por pessoas que enfrentam problemas de consumo, em especial idosos aposentados e pensionistas do INSS. “São os mais vulneráveis e que, muitas vezes, nem sabem que estão sendo vítimas de golpes”, disse.

Um dos principais destaques do semestre foi o crescimento “exorbitante” de reclamações relacionadas a empréstimos consignados. “Em maio, recebemos uma grande quantidade de denúncias de idosos que passaram a ter descontos em seus benefícios do INSS sem sequer saber que haviam contratado empréstimos”, explicou Canale.
O Procon, nesses casos, solicita ao INSS um extrato detalhado, e muitos consumidores acabam descobrindo diversos contratos de empréstimo que não reconhecem. A surpresa maior, de acordo com o diretor, é que algumas instituições financeiras têm utilizado apenas uma foto do consumidor para formalizar os contratos.
“O que muitos não sabem é que uma simples fotografia pode, hoje, ter validade jurídica equivalente a uma assinatura. Isso tem permitido que golpistas formalizem contratos sem o consentimento real do consumidor”, alerta Canale.
Ele reforçou a importância da população buscar orientação junto ao Procon e agradeceu o espaço:
“Estou sempre à disposição. Seguiremos nessa parceria, porque quem ganha com isso é o cidadão.”
Serviço
Rua Barão de Jundiaí, 153 – Centro
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Fonte / Imagem: Redação TVTEC