Do Galo pro mundo: Samuel Xavier, semifinalista do Mundial de Clubes, foi revelado pelo Paulista
Campeão da América com o Fluminense em 2023 e semifinalista da Copa do Mundo de Clubes de 2025 pela mesma equipe, Samuel Xavier iniciou sua trajetória no futebol no Paulista de JundiaÃ, se profissionalizando em 2010, sob o comando do também campeão da Libertadores pelo Tricolor das Laranjeiras, Fernando Diniz.
No Galo da Japi, Samuel atuava, a princÃpio, como segundo volante. Foi Diniz que observou valências de lateral-direito no atleta, deslocando-o para a posição em que hoje é referência dentro do cenário nacional. Entre 2010 e 2012, Samuel disputou 33 partidas, anotando 1 gol com a camisa tricolor.

Juntos, Diniz e Samuel conquistaram o bicampeonato da Copa Paulista (2010 e 2011), competição qual, até hoje, o Galo é o maior campeão, de forma isolada. O elenco de 2011 também contava com o lateral-esquerdo Reinaldo, jogador com passagem marcante pelo São Paulo e um dos artilheiros do Brasileirão deste ano, com 6 gols marcados pelo Mirassol.

No Mundial de Clubes, Samuel foi titular em 4 das 5 partidas disputadas pelo Fluminense na competição. Na última, contra o Al Hilal, Samuel foi autor da assistência do gol que colocou os cariocas na semifinal da competição. O atleta deve ser titular contra o Chelsea, em jogo que ocorre às 16h desta terça-feira (08).
Texto por: César Luz/Redação TVTEC JundiaÃ