Gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte alerta sobre alto Ãndice de mortes de motociclistas em JundiaÃ
Nesta terça-feira (15), José Carlos Sacramone, Gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaà (UGMT), compareceu aos estúdios da TVTEC Jundiaà para, no TECNEWS, falar sobre o alto Ãndice de mortes de motociclistas no paÃs, tema da mais nova campanha da Prefeitura, com o slogan “Não deixe um acidente contar a tua história”. “A gente gostaria que as pessoas se conscientizassem do risco que é o uso da motocicleta de maneira irregular”, ressaltou Sacramone.

Os números aumentaram na cidade, com média de 1 morte por semana entre janeiro e maio deste ano. “O cidadão vai embora, mas a famÃlia fica. Fica com a dor, com as dÃvidas, fica desamparada. Nenhuma entrega vale tua vida.” – disse José Carlos, relacionando o tema com os trabalhadores que utilizam motocicletas como meio de trabalho. Outro problema é a falta de habilitação, segundo o Gestor, 50% dos proprietários de motocicleta não tem CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A Prefeitura segue realizando ações de conscientização e instrução para os motociclistas da cidade. Por meio destes, o objetivo é não só melhorar a qualidade do trânsito da cidade, evitando trânsito, acidentes e demais riscos, como desestigmatizar preconceitos e apontamentos que tornam sempre os motociclistas como culpados. Durante a campanha, exemplos reais comparecerão para contar histórias suas ou de pessoas próximas envolvidas em acidentes, mostrando causas e consequências da irresponsabilidade no guidão, como o próprio Sacramone, que usa uma prótese no ombro por conta de um acidente de moto. Além de ensinamentos para uma boa condução, também é necessário se atentar ao uso correto dos equipamentos de proteção, frisa o Gestor.
Para conferir a entrevista na Ãntegra, acesse abaixo:
Texto por: César Luz/Redação TVTEC