Educadores encerram ciclo de formação com apresentação de música e dança
Música, dança, alegria e emoção marcaram o encerramento, nesta terça-feira (3), do curso intitulado “Trajetória do africano no espaço geográfico brasileiro”, promovido pelo Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação (UGE).
Foram realizados quatro encontros com 300 educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, os quais abordaram pontos como a linguagem, a contribuição tecnológica e a cultura afrobrasileira. “É uma atividade que vem ao encontro da Lei 10.639/2003, que versa sobre o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana, mas que teve um viés diferente, ao deixar de lado o que foi negativo e enfatizar o que foi positivo para áreas como a indústria, o comércio e a cultura”, explicou a diretora do departamento, Noeli Caldeira Martho.
“Já percorremos inúmeras cidades de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina, mostrando a contribuição dos negros dentro de sua trajetória, acrescentou o responsável pelo conteúdo programático da formação, Natanael dos Santos, professor, escritor e um dos fundadores do Núcleo de Estudos da Cultura Afrobrasileira da Universidade de Campinas (Unicamp).
Reflexos
Para a coordenadora da Emeb Carla Andressa Sinigália, Daniela Cristina de Oliveira, os encontros foram significativos e refletirão no trabalho em sala de aula. “Vimos que personalidades africanas foram fundamentais para o que temos hoje, em termos de ritmo, sonoridade, dança e trabalho sistematizado, por exemplo. Ao ter mais conhecimento, conseguiremos passar informações importantes, ofertar formação de verdade aos nossos alunos, valorizar a autoestima e mostrar a importância de respeitar a diversidade”, frisou, enquanto se preparava para se apresentar tocando, pela primeira vez, percussão.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)