Zumbiteca: Tema deste ano celebra memórias, afetos e tradições da culinária afro-brasileira
“Saberes e Sabores de Quintais” este é o tema da 9ª edição da Zumbiteca, evento anual promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com organização da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF), sempre no mês de novembro em alusão as ações voltadas para o mês da Consciência Negra.
Com curadoria das irmãs Sonia e Tânia Henrique será aberta no dia 18, às 19h, na BNF a exposição “Saberes e Sabores de Quintais”, que celebra as memórias, afetos e tradições que florescem nos quintais – espaços de comunhão, aprendizado e resistência, trazendo histórias, receitas e lembranças compartilhads por famílias, atravessando gerações e preservando a cultura e a ancestralidade da culinária afro-brasileira.
De acordo com as curadoras, a arte de cozinhar com afeto, de partilhar e cuidar evidencia a característica aglutinadora das famílias, podendo-se considerar os quintais como os espaços de comunhão que contribuíram para perpetuar as tradições da cultura preta.
A culinária afro-brasileira – explicaram as curadoras – são importante elemento da cultura afro-brasileira, percorrendo o tempo, sendo transmitida de geração em geração de forma oralizada para seus membros e algumas vezes sofrendo influências de outras etnias, guardando em cada sabor o papel essencial de preservar a identidade cultural de um povo.

Exposição
“Saberes e Sabores de Quintais” poderá ser visitada de 18 de novembro até 31 de março de 2026, na Biblioteca, localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens, com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados das 10h às 14h.
A produção e montagem da exposição será de Ângelo Simonette, com fotografias de Eduardo Henrique. Participam da 9ª edição da Zumbiteca as famílias: de Paula, Archanjo, Evaristo, Santos, Barbosa, Carlos, Borges Silva, Ferreira, dos Santos Silva e Pereira Rosa.
Jornalismo TVTEC


