Black Friday chegando e o Procon Jundiaí vai orientar consumidores
Atenção a falsas promoções e cuidados com compras on-line
Com a aproximação da Black Friday, tradicional data de promoções do comércio, que acontecerá na sexta-feira, dia 28 deste mês, alguns cuidados precisam ser observados pelos consumidores, antes de concluir uma compra pelo comércio eletrônico (Internet). Para orientar o consumidor o Procon de Jundiaí estará com um plantão especial na última quinta-feira do mês, 27 de novembro, no calçadão do Centro.
Entre as principais recomendações do Procon estão a pesquisa prévia de preços e a atenção a falsos descontos. O foco principal da Black Friday é o comércio eletrônico, onde surgem os maiores problemas, como cancelamentos indevidos, alteração de valores após a compra e divergência entre o produto anunciado e o recebido.
Orientações do Procon
1-Evite sites que apresentam apenas telefone celular como contato, sem e-mail corporativo;
2-Prefira fornecedores reconhecidos ou indicados por pessoas de confiança;
3-Não realize transações em redes públicas, lan houses ou computadores de uso compartilhado;
4-Só assine o comprovante de recebimento do produto após conferir seu estado. Caso haja defeito, registre o motivo da recusa.
5-Nas compras feitas fora de lojas físicas (por telefone, internet ou catálogo), o consumidor tem direito a desistir da compra em até sete dias, sem precisar justificar. O prazo começa a contar a partir da data de aquisição ou do recebimento do produto.
6-De acordo com o Procon, para evitar surpresas desagradáveis, o ideal é planejar as compras e adotar hábitos de consumo consciente.

Importante
O diretor do Procon Jundiaí, Marcelo Canale, lembra que as regras do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) continuam valendo em qualquer data promocional. “Toda loja deve ter um exemplar do CDC em local visível para consulta. O consumidor precisa estar atento, comparar preços e desconfiar de ofertas exageradas”, destacou.
O primeiro passo – continuou – é evitar o impulso e definir um valor máximo a ser gasto, para não comprometer o orçamento. Sempre que possível, dê preferência ao pagamento à vista, fugindo dos juros de parcelamentos”, orientou Canale.
Serviço: Plantão Procon
Data: 27 de novembro
Horário: 9h às 15h
Local: Praça Mal. Floriano Peixoto (Praça do Coreto – atrás da Catedral)


