Você sabia? 19 de novembro é dia da Bandeira

Há exatos 136 anos foi hasteada pela primeira vez a Bandeira do Brasil, instituÃda apenas quatro dias após a Proclamação da República, em 15 de novembro, criada pelo Decreto-Lei nº 4, de 19 de novembro de 1889, em homenagem à nova bandeira nacional.
A data comemora o sÃmbolo máximo da Pátria e é celebrada com cerimônias de hasteamento da bandeira, desfiles e apresentações cÃvicas, especialmente em escolas e quartéis.
A bandeira representa a identidade, os valores e a história do paÃs, com o lema “Ordem e Progresso” refletindo os ideais positivistas que influenciaram os primeiros governantes republicanos.
História
No dia 19 de novembro de 1889, o recém-instalado governo republicano do Brasil trocou a antiga bandeira imperial, que vigorou durante 67 anos, pela bandeira da República.
A nova bandeira, teve como autores Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares e foi inspirada na bandeira do Império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret.
A bandeira do Brasil manteve o retângulo verde e o losango amarelo, com algumas alterações. A Faixa branca, onde se lê “Ordem e Progresso”, e 21 estrelas numa esfera azul foram inseridas na criação da nova bandeira.
No dia 11 de maio de 1992 a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22, de forma a incluir os novos estados da federação, como prevê a Lei n. 8.421, de 11.05.1992, que determina que os novos estados devem ser representados por estrelas.
As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, amarelo, azul e branco, cada qual com um significado distinto:
- o branco significa o desejo pela paz;
- o azul simboliza o céu e os rios brasileiros;
- o amarelo simboliza as riquezas do paÃs;
- o verde simboliza as matas (a rica floresta brasileira).
No entanto, as cores verde e amarelo já estavam presentes na antiga bandeira brasileira imperial. O verde significava a Casa de Bragança, de Dom Pedro I, e o amarelo, a Casa dos Habsburgos, de Dona Leopoldina.
Curiosidades sobre a Bandeira do Brasil
Diferentemente do que muitos pensam, o Dia da Bandeira não é feriado nacional.
A legislação brasileira prevê que, no dia 19 de novembro, seja realizada uma cerimônia para incineração de bandeiras que estejam em más condições.
A Bandeira Nacional é considerada um sÃmbolo nacional. Os outros três sÃmbolos nacionais são: Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional.
A Bandeira Nacional é hasteada de maneira permanente na Praça dos Três Poderes, em BrasÃlia. No primeiro domingo de cada mês, é realizada uma cerimônia de troca da bandeira.
Quando são hasteadas várias bandeiras juntas à Bandeira Nacional, esta é a primeira a subir e a última a descer do mastro.
As estrelas da bandeira correspondem a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal.
A única estrela que está acima da faixa branca corresponde ao estado do Pará.
A legislação brasileira proÃbe que a Bandeira Nacional seja utilizada como roupagem.

Hino à Bandeira
A letra é do poeta Olavo Bilac (1865-1918) e foi composto pelo maestro Francisco Braga (1868-1945). Essa composição foi um pedido do prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos (1836-1913), sendo apresentado pela primeira vez no Rio de Janeiro em novembro de 1906.
Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, sÃmbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido sÃmbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de purÃssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido sÃmbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Redação TVTEC


