TVTEC integra a Virada Inclusiva 2025 com cursos especiais voltados à acessibilidade no audiovisual
Comprometida em promover uma comunicação ainda mais acessível e plural, a TVTEC participa da Virada Inclusiva 2025 oferecendo cursos gratuitos especialmente preparados para a semana dedicada à inclusão e aos direitos das pessoas com deficiência.
Nesta edição, que celebra os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e reforça o tema “Direito de Ser, Viver e Protagonizar”, a TVTEC reestruturou suas formações para inserir conteúdos fundamentais ao audiovisual inclusivo, como janela de Libras, audiodescrição, legendas acessíveis e práticas que promovem participação e autonomia.

Cursos oferecidos pela TVTEC durante a Virada Inclusiva:
📅 04/12/2025 – 14h às 17h
Princípios Básicos do Audiovisual
Conteúdo revisado com foco em acessibilidade comunicacional: enquadramento para janela de Libras, construção de roteiros inclusivos e cuidados essenciais no processo de gravação.
📅 06/12/2025 – 14h às 17h
Produza Vídeos Criativos
Curso com orientações sobre edição e pós-produção acessíveis, introdução à audiodescrição, uso de contrastes, legendagem e criação de vídeos que dialoguem com diferentes públicos.
A participação da TVTEC reforça o compromisso e contribuição para uma cidade que acolhe, respeita e garante o direito de todas as pessoas viverem plenamente os espaços culturais, educacionais e comunicacionais. A Virada Inclusiva, promovida pela Secretaria da Casa Civil, pelo Núcleo de Articulação de Direitos Humanos e pela Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, integra uma mobilização estadual em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
Entre os dias 1º e 7 de dezembro, o município oferece uma programação diversificada de palestras, vivências sensoriais, ações culturais e atividades formativas que fortalecem o diálogo sobre acessibilidade, cidadania e inclusão.
A TVTEC convida toda a população a participar, aprender e se envolver nesta construção de uma cidade mais sensível, acolhedora e inclusiva.
Porque comunicar com acessibilidade é comunicar com respeito, e isso transforma vidas.


