Amigo secreto impulsiona vendas de Natal e deve movimentar o comércio em JundiaÃ
Com a chegada das confraternizações de fim de ano, as tradicionais brincadeiras de amigo secreto seguem marcando presença em encontros familiares, no ambiente de trabalho e também nas escolas. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 36% dos consumidores pretendem participar de algum amigo secreto neste Natal, o que representa cerca de 60,1 milhões de pessoas em todo o paÃs.
Entre os que entram na brincadeira, 53% afirmam gostar de participar, enquanto 39% enxergam no amigo secreto uma alternativa para presentear gastando menos dinheiro. Outros 14% participam apenas para não serem considerados antissociais, reforçando o quanto essa tradição ainda está presente nas relações sociais durante o perÃodo natalino.
Por outro lado, entre os que não pretendem participar, 45% dizem não gostar da dinâmica, 35% afirmam que este não é um costume no grupo e 23% apontam a falta de dinheiro como principal motivo para ficar de fora.
O estudo também revela que, em média, os consumidores devem participar de 1,6 eventos de amigo secreto, principalmente entre familiares (69%), amigos (35%) e colegas de trabalho (28%). O gasto médio previsto é de R$ 72 por presente, e a estimativa é de que a brincadeira movimente aproximadamente R$ 6,7 bilhões no varejo brasileiro neste final de ano.
Para a CDL JundiaÃ, a tradição do amigo secreto representa mais uma oportunidade importante para o fortalecimento do comércio local. A movimentação gerada por essas trocas de presentes contribui diretamente para o aumento no fluxo de clientes, beneficiando lojistas de diversos segmentos, como vestuário, papelaria, perfumaria, eletrônicos, brinquedos e utilidades.
A entidade reforça a importância de o consumidor valorizar o comércio de bairro e prestigiar as lojas da cidade, que estão preparadas com variedade de produtos, boas ofertas e atendimento de qualidade para tornar as confraternizações de fim de ano ainda mais especiais.
Fonte / Imagem: Assessoria de Imprensa CDL


