Projeto RenovAção celebra sete anos de cuidados com o meio ambiente em escolas de Jundiaí
A edição 2025 do projeto RenovAção de Educação Ambiental encerrou-se na tarde desta quinta-feira (4) com uma cerimônia de celebração no auditório Elis Regina do Complexo Argos. Realizado pela Coca-Cola FEMSA Brasil, com apoio do Programa Escola da Gente, da Prefeitura Municipal de Jundiaí e execução técnica da Gaia Social, o RenovAção coleciona, desde 2019, conquistas em seu propósito de atuar para a construção de um mundo mais sustentável por meio da promoção de ações de educação ambiental em escolas municipais de Jundiaí.
“Estamos muito felizes por fechar mais um ciclo de sucesso do RenovAção. Ao longo desses sete anos, o projeto ganhou uma grande robustez, fruto de um engajamento contínuo de todos os parceiros envolvidos. Ver crianças e jovens se tornando agentes de transformação reforça a importância de unir educação, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário. Estamos otimistas para os próximos passos dessa jornada”, afirma Priscila Bures, gerente de ESG da Coca-Cola FEMSA Brasil.
O RenovAção atua para apoiar o município de Jundiaí na gestão dos recursos hídricos e resíduos sólidos, fomentando a educação ambiental e a produção de conhecimento entre estudantes, educadores e na comunidade escolar expandida, bem como implementando soluções concretas de sustentabilidade nas escolas, de modo a contribuir para mudanças de hábitos e para uma cidade cada vez mais sustentável.
Entre as ações implementadas pelo projeto em doze escolas do município em 2025 destacam-se: produção e distribuição de dez vídeos educativos; instalação de 93 cestos e 11 contêineres para separação de resíduos, além de 06 sistemas de captação de água de chuva de 3.600 litros; realização de 95 oficinas lúdicas com 4.627 alunos e de 03 cursos de formação online com 100 multiplicadores; organização de sete formações presenciais com 43 pessoas das equipes de limpeza e cozinha dos estabelecimentos de ensino.
Sinergia com os ODS
O RenovAção é realizado em diversas cidades e apresenta resultados diretamente alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Até o momento, considerando todas as regiões em que o projeto já foi ou é realizado, foi promovida educação ambiental de qualidade para 17.851 alunos de 41 escolas, além da produção e distribuição de 10 vídeos animados educativos e da criação de 10 vídeos por professores e alunos.
No eixo de formação, foram capacitados 492 professores, coordenadores, diretores e equipes de apoio escolar, além da realização de 13 desafios sustentáveis. Na frente de infraestrutura e uso racional dos recursos, foram implantados 17 sistemas de captação de água da chuva, com capacidade total de 10.200 litros, e distribuídos mais de 1.017 itens de coleta seletiva. Se somam aos resultados 620 mudas de árvores doadas, 49 árvores plantadas nas unidades de ensino, seis jardins de chuva em fase de implementação, produção de três vídeos educativos sobre recursos hídricos e capacitação de 252 profissionais das áreas de limpeza e cozinha para o uso eficiente da água.
A atuação em gestão de resíduos resultou na arrecadação de 1.770 quilos de PET em campanhas de conscientização e na sensibilização de 18.595 pessoas para o descarte correto dos resíduos.
Além de Jundiaí, o RenovAção é atualmente realizado pela companhia nos municípios de Campo Grande/MS, Itabirito/MG e Antônio Carlos/SC.
Sobre a Coca-Cola FEMSA
A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio a mais de 276 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 93 mil colaboradores, a companhia comercializa e vende aproximadamente 4,2 bilhões de caixas unitárias por meio de cerca de 2,2 milhões de pontos de venda ao ano.
Operando 56 fábricas e 256 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida em gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus públicos de interesse em toda a cadeia de valor.
A empresa integra diversos índices de sustentabilidade, incluindo o Dow Jones MILA Pacific Alliance e o FTSE4Good Emerging Index. Suas operações abrangem determinados territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, além de cobertura nacional na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e na Venezuela, por meio de um investimento na KOF Venezuela. Para mais informações, acesse: www.coca-colafemsa.com
Sobre a Coca-Cola FEMSA Brasil – Operação da Coca-Cola FEMSA no Brasil, a companhia iniciou suas atividades em 2003 e é a fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no País. Possui mais de 25 mil colaboradores e está presente em oito estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) com 11 fábricas e 47 centros de distribuição. Com um portfólio multicategoria de mais de 130 marcas, a companhia atende a mais de 480 mil clientes, alcançando cerca de 95 milhões de consumidores.
Sobre a Gaia Social – Apoiamos, facilitamos e implementamos o desenvolvimento regenerativo e decolonial em territórios junto às comunidades, conectando saberes tradicionais e práticas locais a parceiros públicos e privados. Com 35 anos de experiência, promovemos interações prósperas e fundamentadas no diálogo, que respeitam e potencializam as culturas locais. Criamos, de forma participativa, planos de desenvolvimento local para comunidades, organizações e negócios sociais. Promovemos Educação Ambiental Climática integrada à criação de condições para escolas, comunidades, empresas e territórios.
Fonte / Imagem: Assessoria de Imprensa Coca-Cola FEMSA


