Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Especial de Janeiro: as promessas do início de ano

Publicada em 19/01/2026 às 08:42

Na passagem do ano, muitas pessoas costumam fazer promessas do tipo: emagrecer, praticar esportes, viajar mais, ler mais, fazer um novo curso, mudar hábitos alimentares entre outros… Porém, essas promessas na maioria das vezes não são cumpridas nem na primeira quinzena de janeiro.

O jornalismo da TVTEC foi ouvir a psicóloga Sandra Cainelli Bittencourt. Acompanhe esse bate papo:

TVTEC: O que leva as pessoas a prometerem e não cumprir?

Sandra: Principalmente a questão da maturidade. As pessoas precisam olhar para as coisas de forma mais realista. Normalmente, as pessoas não avaliam as condições reais e idealizam o que gostariam, o que sonham, porém a diferença é brutal entre promessa e realidade. O que percebo é que as pessoas não avaliam as suas reais condições e saem criando uma perspectiva psíquica, muitas vezes alimentada por apelos culturais, por questões que surgem na Internet e assim, desejam muito além da realidade e de forma impulsiva lançam as suas promessas que não terão condição nenhuma de serem realizadas. As pessoas não se auto conhecem e agem de forma impulsiva e não conseguem realizar aquilo que se propõe. Algumas se sentirão frustradas, outras irão apenas desdenhar da situação e até de si mesmo.

TVTEC: Isso acontece por que promessas são diferentes de metas e objetivos?

Sandra: Pesquisas apontam que somente de 10 a 12% das promessas feitas no Ano Novo são efetivamente cumpridas. Promessas são subjetivas, a pessoa promete para ela mesma? Para Deus? Muitas delas não são feitas nem de corpo e alma. Por isso, não são levadas a sério. Já metas e objetivos são traçados quando a pessoa se conhece, sabe das suas reais possiblidades e de seus limites, aí sim ela estabelece as suas prioridades e vai alcançando-as de forma gradativa. Ela coloca em prática seu plano, executa de forma sistemática suas metas, para alcançar seus objetivos e assim obter a mudança no nível cerebral.

TVTEC:  Como as pessoas devem agir para alcançar os planos idealizados?

Sandra: Coloque no papel seus planos e como deverá agir para executá-los. Também é importante estabelecer estratégias para alcançar seus objetivos. Por exemplo: a pessoa estabelece que vai diariamente realizar uma atividade física. Que ela vai levantar todo dia às 5h para isso. No entanto ela, não leva em consideração que ela vai dormir todo dia a meia noite. Nos primeiros três ou quatro dias, perfeito, ela levanta às 5h como planejou, mas depois disso ela passa a arranjar desculpas para não levantar mais tão cedo. Isso mostra que ela não levou em conta que para ter disposição física para a atividade, ela precisava de sete a oito horas de sono.

A sugestão é uma mudança de estratégia: mudar o horário da atividade, contratar um personal, encontrar um grupo de pessoas que estão buscando os mesmos objetivos que ela para que se sinta motivada. E assim manter o seu plano.

TVTEC:  A não realização das “listas de desejos” costuma gerar frustrações?

Sandra: Primeira coisa: não faça lista de desejos ou promessas. Normalmente essas listas são criadas em momento de euforia e nunca são seguidas e até nem sejam lembradas no decorrer do dia a dia; e muitas vezes são sabotadas e geram frustração. O ideal é definir no máximo dois objetivos. Planejá-los, traçar estratégias para levá-los a diante e assim alcançar objetivos.

TVTEC: Existem regras a serem seguidas para a realização de mudanças de hábitos?

Sandra: Existem caminhos. Lembre-se, eu só faço bem o que faço sempre! Então repita, repita e repita suas ações, pois dessa forma o seu cérebro estará sendo treinado e preparado para as mudanças e passará a ter uma nova forma de funcionamento. É preciso aprender o que precisa ser feito, isso deveria acontecer desde criança. Não se trata de fazer o que se gosta e sim, o que precisa ser feito. Devemos treinar nosso cérebro igual treinamos nossos músculos nas academias. Constância gera consistência e isso leva a mudanças efetivas

TVTEC: Então é possível reprogramar o nosso cérebro para se alcançar objetivos traçados?

Sandra: Sim é possível. A Neurociência está aí para provar isso. E o mais importante é que sem essa reprogramação, sem autoconhecimento, não haverá mudança de hábitos. Para isso, a repetição é peça fundamental, pois será essa reprogramação que levará a pessoa a alcançar seus objetivos. Hoje, existem vários cursos para essa reprogramação cerebral, alguns até gratuitos. Um exemplo é o do psiquiatra mais lido no mundo, Augusto Cury, que por meio dos seus textos fornece ensinamentos para que as pessoas possam reprogramar seu cérebro por meio da Neurociência e fazer mudanças na sua vida.

TVTEC: Muitas pessoas preferem deixar a vida acontecer naturalmente, sem promessas. Essas pessoas estão mais evoluídas mentalmente?

Sandra: Aqui é necessária uma avaliação. Existem pessoas que deixam a vida acontecer sem promessas ou planos, pois já tentaram inúmeras vezes e não cumpriram ou desistiram no meio da caminhada e aí já nem se importam mais nada e aí desistem de vez. E há as que não planejam, porque já aprenderam que não precisam de lista, ou promessas, porque o certo é fazer o que tem que ser feito, e assim agem. Elas se propõem a fazer e realizar as coisas que vão acontecendo no seu dia a dia.

TVTEC: Quais dicas você daria para as pessoas que estão querendo/pretendendo mudar de vida – em seus diferentes segmentos?

Sandra: Eu espero que as pessoas tenham coragem para mudar. Que os planos e estratégias colocados no papel sejam seguidos e repetidos de forma consistente para que a mudança aconteça no seu cérebro. É necessário também ter coragem pra enxergar dentro de si, no fundo do seu coração, lá na sua alma, o que realmente desejam. Que se escutem mais e aprendam a ouvir o que a sua alma “fala”. Que suas escolhas sejam feitas de forma madura, dentro da realidade que vivem e estão cercados. Procure se enxergar alcançando sua meta e consequentemente o seu objetivo e lembre-se de agradecer neste momento.

A vida só muda quando você muda. Não espere que o outro mude. Mude você e assim você verá o ambiente mudar a sua volta. A coisa mais importante é o auto conhecimento então pergunte a você:  Quem sou eu para mim? E ter muito claro que o meu compromisso é consigo mesmo e com o algo maior que habita todos nós. Se eu melhorar, o mundo a minha volta também melhora. Faça por você. Fale menos, observe mais. Se comprometa efetivamente com você. Estabeleça pequenas parcerias com pessoas com os mesmos objetivos e jamais se compare com ninguém.  Estabeleça metas realistas e vá avançando pouco a pouco e com frequência, afim de alcançar consistência. treino, treino e treino. E tenha como lei: Só se faz bem o que se faz sempre, assim o cérebro aprende e a vida pode fluir com mais facilidade e leveza.

Sandra Cainelli Bittencourt: Psicóloga há 23 anos e Consteladora Sistêmica há 15 anos com formação nacional e internacional. @sandrabittencourtpsi


Leia mais Destaque
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2026/01/19/especial-de-janeiro-as-promessas-do-inicio-de-ano/

Apoio