Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Defesa Civil do Estado alerta para possibilidade de temporais entre quinta e sexta

Publicada em 29/01/2026 às 08:55

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a previsão de temporais e chuvas persistentes entre a noite desta quinta-feira (29) e a sexta-feira (30) em diversas regiões do território paulista. As chuvas devem ganhar intensidade ao longo da sexta-feira, em razão da formação e atuação de um sistema de baixa pressão na costa do estado.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a quinta-feira (29) será marcada por condições típicas de verão, com sol entre nuvens e elevação das temperaturas ao longo do dia. O calor, associado à umidade proveniente do oceano e da região amazônica, favorece a formação de áreas de instabilidade, com possibilidade de pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Durante a noite e a madrugada, a formação de um sistema meteorológico na costa paulista deve aumentar a nebulosidade e provocar chuvas mais persistentes.

Na sexta-feira (30), a atuação desse sistema mantém o tempo instável em grande parte do estado, com previsão de chuvas generalizadas e contínuas ao longo do dia. As precipitações devem variar de moderadas a fortes, com volumes elevados no acumulado de 24 horas.

As chuvas devem ganhar intensidade ao longo da sexta-feira

  • Níveis de acumulados de chuva previstos:

Acumulado médio
Regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Franca, Barretos e São José dos Campos.

Acumulado alto
Capital e Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.

Acumulado muito alto
Regiões do Vale do Ribeira, Itapeva e Sorocaba.

Como o solo já se encontra encharcado em razão das chuvas registradas nos últimos dias, há aumento significativo do risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente em áreas mais vulneráveis.

O objetivo é otimizar recursos e agilizar a resposta às ocorrências provocadas pelas chuvas intensas, como interrupções no fornecimento de energia, bloqueios de rodovias e demais impactos à população.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os alertas oficiais e evitar áreas de risco durante os períodos de chuva intensa. Jamais atravesse áreas alagadas ou com enxurrada. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos sinais de deslizamentos de terra. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.

  • Fim de Semana

No sábado (31), o sistema meteorológico se afasta do estado de São Paulo, reduzindo as instabilidades. O dia deve ter predomínio de sol entre poucas nuvens, com elevação das temperaturas e sensação de calor e abafamento. À tarde, não se descartam pancadas de chuva isoladas.

Fonte: Defesa Civil


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2026/01/29/defesa-civil-do-estado-alerta-para-possibilidade-de-temporais-entre-quinta-e-sexta/

Apoio