Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

WhatsApp vai limitar uso do recurso “encaminhar”

Publicada em 20/07/2018 às 10:48

A primeira medida do mensageiro para combater fake news foi começar a notificar que a mensagem foi encaminhada

O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (19), uma mudança para tentar reduzir o compartilhamento desenfreado de conteúdos. Na prática, o aplicativo de mensagens informa que vai limitar o uso do recurso “encaminhar” e permitirá que sejam compartilhados conteúdos com até 20 pessoas de uma vez. Antes, o limite era 250.

Apesar de não dar muitos detalhes, o anúncio só vai um pouco mais além ao citar a Índia, onde usuários vão poder compartilhar conteúdos com até 5 pessoas de uma vez. Depois de ultrapassar esse limite, será desativada a funcionalidade. No anúncio, o WhatsApp não cita em nenhum momento termos como “fake news”, notícias falsas ou rumores. No entanto, se consideramos os fatos recentes, essas mudanças têm como objetivo tentar sanar a disseminação de notícias falsas da plataforma.

O WhatsApp se tornou uma “caixa preta” por causa do uso de criptografia, então a plataforma tem apresentado algumas iniciativas que visam limitar ou tirar o incentivo do compartilhamento desenfreado. A primeira medida foi começar a notificar que a mensagem foi encaminhada.

O desafio do WhatsApp em coibir notícias falsas é muito mais complexo que do Facebook, pois, por não conseguir analisar conteúdo, a rede só tem metadados (informações de horário e com que número você conversou) das troca de mensagens. Talvez a solução demore, pois uma das alternativas é investir em alfabetização midiática: fazer com que as pessoas tenham critérios minimamente críticos antes de compartilhar algo.

(Fonte: Gizmodo)


Leia mais CidadesTecnologia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/20/whatsapp-vai-limitar-uso-do-recurso-encaminhar/

Apoio