Economia: Jundiaí retoma ligação por trens com Porto de Santos até 2018
Por Pedro Fávaro Jr.
Jundiaí prepara-se para retomar o transporte ferroviário de contêineres para o Porto de Santos, paralisado desde 2012. A informação foi confirmada pelo prefeito Luiz Fernando Machado recentemente, em café da manhã com empresários franceses da L’Occitane, companhia da área de embalagens para cosméticos. Nesta sexta-feira (6), o economista Messias Mercadante, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, informou que o processo está em vias de se concretizar. “Estamos na fase final de assinatura do Termo de Compromisso com MRS Logística, concessionária do serviço. Ela vai operar o que estamos chamando aqui de Terminal Multimodal Ferroviário (TMF)”, adiantou Mercadante. A operação deve ser retomada até o final deste ano.
O gestor de Desenvolvimento Econômico aponta a reabertura do chamado terminal como parte da política municipal de atrair, fixar e facilitar a instalação e o desenvolvimento de empresas em Jundiaí, com o objetivo primordial de criar novos empregos e ampliar a arrecadação. “A cidade já é privilegiada do ponto de vista de localização, entre Campinas e São Paulo, o maior pólo de desenvolvimento do Estado”, avalia Gilson Pichioli, diretor de Fomento à Indústria na unidade de gestão de Mercadante.
Entre os benefícios apontados por Pichioli, estão o fato de o transporte por via férrea reduzir a possibilidade de sinistros, baixando o preço dos seguros das cargas; custo do frete mais atrativo; e a ligação direta com o Porto de Santos possibilitar, além de os contêineres viajarem sempre carregados, um período curto de armazenagem. “As empresas da cidade e de toda a região, que importam ou exportam produtos, terão com o terminal uma logística diferenciada, facilitadora que será, sem dúvida, um atrativo possibilitador de novos empregos e arrecadação”, estima Pichioli.
O executivo informa ainda que o terminal deve funcionar em cerca de 160 mil m² de terreno, parte de área cuja concessão foi outorgada pelo Governo Federal à MRS. A operação do TMF está localizada próxima ao Viaduto “Sperandio Pelicciari”, na margem direita da pista sul (sentido Campo Limpo Paulista) da Avenida “Frederico Ozanam”.
Estudo da MRS, divulgado no início deste ano, previu o início da operação para o final de 2017. No mesmo documento, estima-se que ela comece com o transporte em quatro trens semanais, sendo dois no sentido Jundiaí-Porto de Santos e outros dois no sentido oposto. Cada trem levará 21 vagões, que transportam a carga de até 50 caminhões. “Isso não vai acarretar nenhum problema para o tráfego da região porque o transporte na avenida não será feito nos horários de pico do trânsito”, pondera Pichioli.