Eclipse mais longo do século ocorre nesta sexta (27)
No anoitecer de 27 de julho de 2018, a Lua cheia aparecerá diferente no horizonte: estará eclipsada pela sombra da Terra. Esse será o eclipse mais longo neste século, o que significa o maior tempo com Lua na umbra da Terra. Além de tudo, a Lua será de Sangue, que ocorre por causa da interação da luz solar com a atmosfera da Terra.
Todo o Brasil poderá ver este eclipse lunar total, mas não na sua totalidade. Não veremos as fases iniciais, que são os primeiros eclipse penumbral e eclipse parcial da Lua. Quando a Lua estiver nascendo, surgindo no horizonte, já estará na fase principal, totalmente eclipsada. Depois, veremos os segundos eclipse penumbral e eclipse parcial da Lua.
Segundo o professor Marcos Calil, coordenador científico do NOC (Núcleo de Observação do Céu) de Santo André, ao anoitecer desta sexta-feira, grande parte do Brasil verá a Lua nascendo. “Será possível ver seu nascimento no momento do eclipse total, de um eclipse parcial e um penumbral. Somente o extremo oeste do Brasil (Acre) e extremo oeste da Amazônia irão ver apenas o eclipse parcial, onde a Lua irá nascer no horizonte no momento do eclipse parcial.”
Para conseguir ver o Eclipse, ao fim da tarde, é necessário ficar de costas para o lado onde o sol se põe. À frente estará o lado que a Lua deve aparecer no horizonte, mas preste atenção para que não tenha prédios atrapalhando a visão da lua. O site www.timeanddate.com/eclipse/ é uma ótima referência para saber como o eclipse lunar total ocorrerá em qualquer local do planeta.
(Fonte: Climatempo)
(Imagem destacada: Metro Jornal)