Jundiaiense tira nota máxima no ‘Enem’ da Islândia
A jundiaiense Beatriz Ladeira, de apenas 15 anos, foi destaque na imprensa da Islândia após tirar a nota máxima em uma prova nacional para estudantes, considerada o “Enem” do paÃs. A ilha, que fica no norte do Oceano Atlântico, foi colonizada pela Dinamarca e conta com uma população de 350 mil habitantes, cerca de 60 mil a menos que JundiaÃ.
Beatriz, os pais e quatro irmãos, de 2 a 13 anos, se mudaram em pleno verão de 2016 para ReykjavÃk, capital do paÃs, após serem aprovados em um programa de evangelização da Igreja Católica. A “Samrændu próf” (“Prova Uniforme”, em português) surgiu na vida da jovem no fim de 2017. Segundo Beatriz, o teste é parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nÃvel de importância.
Com facilidade em matemática por conta da ajuda do pai, que é engenheiro, a maior dificuldade foi no idioma. A lÃngua nórdica do ramo germânico setentrional sofreu uma “reforma” e passou a ser chamada de Islandês Moderno em 1500. “Muitas vezes eu me desesperava, não entendia nada. Havia poemas e textos de séculos atrás, regras gramaticais que era praticamente impossÃvel de entender”, conta.
“Eu vejo que a Beatriz tem o dom da perseverança. Fiquei extremamente orgulhosa do resultado e do esforço. Ficamos todos muito agradecidos a Deus e à professora dela. Tudo foi uma linda história”, comenta a mãe da menina, Aline Soares Ladeira.