ANS suspende regras de coparticipação de convênios
A Agência Nacional de Saúde suspendeu regras e cobrança de coparticipação e franquia nos planos de saúde. Com a decisão, continuam valendo as regras atuais, que não estabeleciam limite de cobrança de coparticipação e franquia. A revogação foi proposta pelo diretor Rodrigo Aguiar durante reunião realizada por integrantes da agência nesta segunda-feira (30).
Em nota foi informado que a ANS  se reunirá com as principais instituições públicas que se manifestaram sobre a matéria, com o objetivo de ouvir suas sugestões para a construção de um entendimento uniforme sobre o assunto”, disse a agência. Essas regras já estavam suspensas de maneira provisória, mediante decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Além disso, esse é um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que considerou como “abusiva” a cobrança de até 40% do valor das consultas e dos exames. Após a decisão da ANS nesta segunda, opresidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, comemorou a suspensão em nota divulgada pela entidade. “É uma vitória da sociedade que demonstrou sua inconformidade com a postura da ANS”, afirmou.
(Fonte: Portal G1)