Igreja Católica muda catecismo e condena pena de morte
Novo texto do Papa Francisco ao artigo que trata da pena de morte no Catecismo da Igreja Católica (CIC) foi publicado na manhã desta quinta-feira (2) no Vaticano. O Santo Padre mudou a redação do artigo 2267 do CIC, após audiência realizada em maio com o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal LuÃs Ladaria.
A nova redação ao parágrafo 2267 divulgada hoje é a seguinte: “A pena de morte é inadmissÃvel, porque atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa, e se compromete, com determinação, em prol da sua abolição no mundo inteiro”. Comparada à anterior, a mudança é radical.
No seu texto anterior, o CIC admitia a pena de morte, dentro do capÃtulo tratando da LegÃtima Defesa: “O ensino tradicional da Igreja não exclui, depois de com provadas cabalmente a identidade e a responsabilidade de culpado, o recurso à pena de morte, se essa for a única via praticável para defender eficazmente a vida humana contra o agressor injusto.”
“Entre as razões para a mudança, o Vaticano aponta estar “cada vez mais viva a consciência de que apesar de cometer crimes gravÃssimos a pessoa não fica privada de sua dignidade” e que é necessário difundir “uma nova compreensão do sentido das sanções penais por parte do Estado, por terem sido desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que garantem a indispensável defesa dos cidadãos, sem tirar, ao mesmo tempo e definitivamente, a possibilidade do réu de se redimir.”
(Fonte e foto: Rádio Vaticano)