Radioterapia do Hospital São Vicente é certificada pelo INCA
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) certificou a Radioterapia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo após participação na auditoria do Programa de Qualidade do órgão. Responsável pela prevenção e controle do câncer no Brasil, o INCA desenvolve ações, campanhas e programas em âmbito nacional em atendimento à Política Nacional de Atenção Oncológica do Ministério da Saúde.
O objetivo do programa é fazer com que o tratamento radioterápico seja aplicado em conformidade com os padrões internacionais de qualidade e segurança. A auditoria gratuita foi solicitada pelo hospital, que recebeu um objeto simulador para testes do nível de radiação. “Nós fizemos a irradiação conforme o planejado e enviamos o simulador de volta. Lá, eles mediram o quanto chegou de radiação nos diferentes materiais e observaram que a dose planejada era igual à dose medida”, explica o Físico Médico, Flávio Vermiglio.
O documento certifica que a unidade oncológica realiza o tratamento dos pacientes de acordo com as diretrizes internacionais presentes em toda literatura de radioterapia. O certificado credita o trabalho do Hospital São Vicente e afirma que o algoritmo de correção de heterogeneidade está funcionando corretamente.
“Isso significa que, nos tratamentos aplicados, a dose de radiação calculada leva em conta os diferentes órgãos do corpo humano, o que é extremamente importante para que ela fique concentrada no tumor e poupe os tecidos sadios em volta dele”, finaliza Flávio.
(Fonte e imagem: Hospital São Vicente de Paulo)