Conta de luz deve ter taxa extra até o final do ano
As contas de luz devem manter uma cobrança adicional junto aos consumidores acionada pela chamada bandeira tarifária vermelha nÃvel 2 até a reta final do ano, quando acaba o chamado “perÃodo seco” na região das hidrelétricas, principal fonte de energia do paÃs, alertou nesta quarta-feira (08) o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata.
As bandeiras, acionadas em situações de menor oferta de geração, estão no nÃvel mais crÃtico e que gera a maior sobretaxa, em meio a um cenário bastante desfavorável de precipitações. Em julho, por exemplo, as chuvas na área dos reservatórios hÃdricos foram as piores da história, segundo Barata. Apesar da situação, o ONS não vê riscos de racionamento de eletricidade.
Para compensar as chuvas fracas, no entanto, o órgão do setor elétrico vem despachando mais térmicas, o que aumenta o custo de operação do sistema. Atualmente, há usinas a óleo e diesel acionadas para atender à demanda, as mais caras e poluentes do parque termelétrico do paÃs.
Barata estimou que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oste, onde estão as principais hidrelétricas, devem chegar ao inÃcio do chamado “perÃodo úmido” em novembro com nÃvel de armazenamento entre 18% a 20%, patamar semelhante ao visto no ano passado, o pior do histórico. A estimativa é bem inferior à estimativa de cerca de 40% realizada em fevereiro, ainda no inÃcio do último perÃodo de chuvas, que veio abaixo das expectativas.
(Fonte: Uol)
(Imagem: Veja)