Coxinha de queijo é aprovada como patrimônio de Jundiaí
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) aprovou por unanimidade o registro como patrimônios imateriais do Município a coxinha de queijo, o modo de produção do vinho artesanal, o Fusca Clube e o Paulista Futebol Clube, em reunião realizada na última terça-feira (7).
Para o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), William Paixão, que é também conselheiro, os registros servem como salvaguardas. “Registrando esses itens, nos certificamos de que eles permanecerão na memória afetiva dos jundiaienses.”
O registro dos quatro itens passou por audiência pública de participação popular na Câmara Municipal. Com o parecer favorável do Conselho, segue para avaliação e elaboração de minuta pela Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC). O Município conta como patrimônios imateriais o bloco carnavalesco Refogado do Sandi, a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí e o Clube Beneficente Cultural Recreativo 28 de Setembro.
A programação especial do evento promovido pela UGC segue até o dia 31 deste mês, com palestra sobre memória e cidadania (16 de agosto, às 19h30), a Conferência Municipal de Cultura (10 e 11 de agosto), Domingo no Parque (12 de agosto, das 9h às 17h), Sexta no Centro (17 de agosto, das 18h às 22h), o 6º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial (23, 24 e 25 de agosto), o 2º Passeio Ciclístico pela Rota Turística do Centro Histórico (26 de agosto, a partir das 10h) e a Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama (31 de agosto, às 10h). A programação pode ser consultada no hotsite do evento.
(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)