Cães e gatos devem ser vacinados a partir de segunda (13)
A Campanha de Vacinação Antirrábica 2018 começa nesta segunda-feira (13) com a expectativa de vacinar 80% da população canina e felina do município, estimada em 46,6 mil animais. A campanha se estende até o dia 01 de setembro. Consulte os postos de vacinação pela cidade.
A campanha conta com 157 postos de vacinação, sendo 94 fixos e 63 itinerantes. Todos os cães e gatos, sejam machos ou fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, animais idosos e aqueles em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem). Os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos: os cães em coleiras e guias e os gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas/sacos de estopa.
Serão fornecidas, ainda, vacinas para aplicação em casa. A vacinação em domicílio na área urbana não será realizada, exceto aos proprietários que possuírem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizarem cadastro prévio na UVZ, entre os dias 16 de julho a 1 de setembro, com RG ou CPF e comprovante de endereço.
A cidade não registra casos de raiva em cães e gatos desde o início da década de 1980, porém, o vírus é circulante em ambiente silvestre. Neste ano, foram registrados três morcegos positivos para a doença, além de cinco bovinos. O registro anterior de raiva em Jundiaí foi em dois morcegos insetívoros, localizados em área urbana, em 2015. Em animal doméstico de grande porte, os registros de mortes em bovinos e equinos datam de 2002. “A vacina contra a raiva é a forma mais eficaz para se proteger os animais domésticos contra a doença, e, consequentemente, também os humanos”, explica o veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento.
(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)