Celular ganha espaço nas escolas, diz pesquisa
O uso do celular em atividades pedagógicas cresce ano a ano, é o que diz a Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017), divulgada esta semana. Os dados mostram que o número de professores que utilizam a ferramenta para o desenvolvimento de atividades pedagógicas passou de 39% em 2015 para 56% em 2017.
Todavia, o uso não se restringe apenas aos docentes: mais da metade dos estudantes afirmam que utilizaram o celular, a pedido dos professores, para fazer atividades escolares. Segundo a coordenadora da pesquisa, Daniela Costa, diante da falta de infraestrutura, sobretudo nas escolas públicas, o celular tem sido um importante instrumento de acesso à internet. De acordo ainda com a pesquisa, 48% dos professores deram aulas expositivas com o auxÃlio de tecnologias e 48% solicitaram a realização de trabalhos por esses meios.
A pesquisa foi feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
A coleta de dados em escolas localizadas em áreas urbanas ocorreu entre os meses de agosto e dezembro de 2017. Foram entrevistados presencialmente 957 diretores; 909 coordenadores pedagógicos; 1.810 professores de lÃngua portuguesa, de matemática e que lecionam múltiplas disciplinas (anos iniciais do ensino fundamental); 10.866 alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio.
(Fonte: Agência Brasil)