Conexão Cultural leva grafite ao Terminal Colônia
O Conexão Cultural, programa de transformação pela arte dos espaços, leva a arte do grafite ao Terminal Colônia. A iniciativa é resultado da parceria ente a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e Mobilidade e Transporte (UGMT). O primeiro espaço transformado foi o Terminal Eloy Chaves; neste domingo (26) foi a vez do Terminal Colônia receber as ações do coletivo The King que levou a arte da grafitagem, acompanhada da intervenção musical de um DJ.
Coordenados pelo pintor Jensen Silva – responsável pelo desenvolvimento do trabalho sociocultural – os grafiteiros desenvolveram temas variados, lembrando a circulação diária dos usuários do terminal urbano instalado na grande região da Colônia.
“A proposta é interessante. É uma forma de apresentar a arte da grafitagem, incutindo na cabeça das pessoas que o grafite transforma espaços de maneira ordenada, com o talento individual de cada artista contribuindo para que os espaços se tornem cada vez mais coloridos e diferentes. Enquanto se espera um ônibus, aprecia-se a arte.”, afirmou.
Sue Ellen Souza é agente comunitária de Saúde e mora no Jardim São Camilo. Mãe de dois filhos – Ícaro (11) e Caio (4) – ela conta que aprecia demais o trabalho de grafitagem; realizado nos terminais deixa os espaços muito agradáveis. “Pichação é poluição visual, feita sem nenhum critério, apenas para sujar. Já o grafite é arte, tudo bem colorido, meus filhos gostam muito: desde pequenos aprendem a observar e valorizar. Transformar os terminais urbanos com arte é uma iniciativa que merece elogios.”
(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)