WhatsApp coloca anúncio em jornais contra fake news
Preocupado com o mal uso do serviço de mensagens, o WhatsApp iniciou nesta segunda-feira (27) uma nova tentativa de estimular o uso consciente da plataforma: o aplicativo escolheu alguns dos principais jornais impressos brasileiros, como a Folha de S. Paulo, para exibir um grande anúncio com três importantes passos para evitar que boatos e notícias falsas se espalhem.
Segundo a empresa, a estratégia faz parte de uma série de ações que têm o mesmo objetivo: trabalhar em conjunto – empresas de tecnologia, governo e sociedade – para combater qualquer tipo de boato. No dia 9 de agosto, a empresa divulgou um vídeo informativo, por meio de um anúncio patrocinado no Facebook, também para conscientizar seus usuários sobre os cuidados que se devem ter ao receber mensagens encaminhadas. “Mensagens encaminhadas geralmente não foram criadas pela pessoa que as enviou. Verifique os fatos quando não souber quem criou a mensagem original”, dizia o vídeo.
Outra dica é verificar sempre outras fontes. Para isso, é necessário fazer uma busca na internet pelos fatos destacados na mensagem recebida e verificar se os sites de notícias confiáveis estão falando sobre isso. Se ainda tiver dúvidas, é possível procurar sites de checagem de fatos, que têm se tornado cada vez mais populares. O último conselho é ajudar a conter a disseminação dos boatos recebidos. Uma vez detectado que se trata de uma notícia falsa, alerte a pessoa que a enviou. Além disso, aconselhe o usuário a não compartilhar nada sem verificar antes a veracidade das informações.
Em julho deste ano, o WhatsApp passou a restringir para 20 o número de encaminhamentos de conteúdos dentro do serviço de mensagens. Na Índia, por exemplo, a divulgação de boatos foi tão grave que acabou resultando em linchamentos. Por isso, a empresa restringiu esse limite na região a apenas cinco mensagens.
(Fonte e Imagens: Uol Tecnologia)