Propaganda eleitoral tem inÃcio nesta sexta (31)
A propaganda eleitoral no rádio e televisão começa nesta sexta-feira (31). No primeiro turno, a propaganda vai até 4 de outubro. Às segundas, quartas e sextas as propagandas se voltarão aos candidatos a senador com 7 minutos, bem como para deputados estaduais ou distritais e governadores que terão 9 minutos diários. Às terças, quintas e sábados, as propagandas serão destinadas aos presidentes e deputados federais, ambos com 12 minutos e 30 segundos.
Segundo a lei, a propaganda eleitoral gratuita na televisão deve utilizar, entre outros recursos, subtitulação por meio de legenda oculta (chamado closed caption), janela com intérprete de linguagem de Libras (LÃngua Brasileira de Sinais) e audiodescrição (para cegos e deficientes visuais), sob responsabilidade dos partidos e das coligações.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite a veiculação de entrevistas com o candidato e de cenas externas em que ele, pessoalmente, divulgue as realizações de governo ou da administração pública, falhas administrativas e deficiências em obras e serviços públicos em geral, além de atos parlamentares e debates legislativos.
Quanto à s proibições o TSE cita a realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possÃvel identificar o entrevistado e a manipulação de dados, uso de trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou de vÃdeo que, de qualquer forma, degrade ou ridicularize candidato, partido ou coligação.
(Fonte e imagem: Portal G1)