Valorização da vida é tema de evento e ações municipais
A segunda edição do programa “Palco da Cidade” promove nesta sexta-feira (14), a partir das 18h30, um diálogo entre especialistas e artistas com o tema “Suicídio: a epidemia calada – Escutar é uma saída”. O evento no Teatro Polytheama é uma realização em parceria da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com a Rede TVTEC, que transmitirá o evento ao vivo.
O encontro integra a programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização do suicídio, e faz parte da terceira edição do encontro de valorização da vida e o segundo debate sobre o assunto, também com a parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Os assuntos serão discutidos por especialistas: o capitão do Corpo de Bombeiros, o comandante Diógenes Munhoz; o instrutor de Negociação com Suicidas do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), major Hugo Araújo Santos, Instrutor de Negociação com Suicidas do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais); Tenente Coronel Valdira Ferreira da Escola Superior de Soldados da PM; a psicóloga e mestre em saúde pública, Karen Scavacini; coordenadora nacional de estudos do CVV, Elaine Macedo; e o médico psiquiatra da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Neury Botega.
Em agosto do ano passado mais de 1.200 pessoas marcaram presença no Polytheama, quando se discutiu suicídio pela primeira vez em Jundiaí. Além do debate inédito, foi lançada a Cartilha de Prevenção do Suicídio. Segundo dados do Ministério da Saúde, as taxas de vítimas de suicídio superam as da AIDS e da maioria dos tipos de cânceres. Mais de 11 mil pessoas cometem anualmente suicídio no Brasil, de modo que o evento tem por objetivo quebrar os tabus.
Os interessados em participar do encontro no Teatro Polytheama podem retirar o ingresso na bilheteria do Teatro Polytheama, que fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, nesta sexta-feira (14), das 13h às 18h.
(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)