Saúde: Funss apoia Outubro Rosa com segunda Oficina de Turbantes
A presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Vanessa Machado, garante que o Funss abraçou a Campanha Outubro Rosa com a proposta de resgatar a autoestima e a valorização pessoal. Para tanto, realizou a Segunda Oficina de Turbantes, no último dia 10. Vanessa recorda que o mês de outubro é dedicado ao câncer de mama mas, na verdade, também serve de alerta para o cuidado com a saúde de uma forma mais ampla. Ela aponta uma das frequentadoras da Oficina promovida pelo Funss, Ariane Caetano de Moraes, de 31 anos, como exemplo de determinação e empenho no resgate da valorização pessoal.
Ariane, de 31 anos, perdeu os cabelos em razão de usar medicações fortes para tratar a esclerose múltipla. O diagnóstico, em 2011, chegou com força na vida da enfermeira e desestabilizou toda a família. “Pensei que era o fim de tudo o que havia conquistado. Não via uma luz, uma direção. Sempre fui vaidosa e olhar o chão da casa repleto de cabelo me deixava ainda pior”, recorda.
Na mãe, Ângela, a jovem encontrou forças ressignificar o momento vivido. Pelas redes sociais, Ângela soube da Oficina de Turbantes e convidou a filha. “Ver um filho doente é muito dolorido para uma mãe e eu faço tudo por ela”, conta. “Gosto de me arrumar, de usar batom vermelho e os tecidos me reafirmaram como mulher. Meus cabelos já voltaram a crescer, mas o acessório, hoje, também faz parte de algumas produções”, diz agora Ariane, comentando o acontecimento.
LEIA TAMBÉM
Cinco cursos gratuitos abrirão inscrições
A segunda turma da Oficina de Turbantes, oferecida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Centro Paula Souza e a empresa Truckvan, reuniu mulheres de todas as idades.
Podem participar das oficinas pessoas em tratamento e público em geral com 18 anos ou mais. Novos encontros acontecerão também nos dias 18 e 25 de outubro, das 10 às 12 horas, na sede do Fundo Social. As inscrições devem ser feitas presencialmente ou pelos telefones (11) 4521-2929, 4521-2762 e 4521-6833.
F0nte: Prefeitura de Jundiaí