Jundiaí recupera equipamento para medição de chuvas
Dentro do Programa de Combate a Desastres Naturais, a Defesa Civil de Jundiaí restaurou os pluviômetros instalados em cinco bairros de Jundiaí: Fazenda Grande, Horto Florestal, Roseira, Jardim Tamoio e Santa Gertrudes. Além da recuperação dos pluviômetros, também foi recuperada a estação hidrológica, sobre o Rio Jundiaí, na Vila Graff. Um sensor monitora o nível do rio, um pluviômetro mede a quantidade de água da chuva e uma câmera fotografa o leito do rio para o monitoramento à distância. O equipamento fica na Rua Castro Alves, próxima à avenida Antonio Frederico Ozanan.
De acordo com a Defesa Civil, melhorar o acesso aos dados relativos ao volume pluviométrico (quantidade de chuvas) com maior precisão, permite aos técnicos se organizarem e contatarem as autoridades para a adoção de medidas eficazes na previnam e reduzam o perigo de situações de risco.
Segundo a Defesa Civil, entre os serviços oferecidos pela estação hidrológica estão o monitoramento, transmissão e armazenamento de dados. “Destaca-se a facilidade da transmissão das informações diante de casos de alagamentos do núcleo urbano, formação de enxurradas e erosão de margens de forma rápida e precisa”, explica o geólogo da Defesa Civil, Bruno Mendes.
(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)