Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Outubro Rosa terá programação especial em Jundiaí

Publicada em 01/10/2018 às 08:48

Atividades do Outubro Rosa irão mobilizar diversos equipamentos municipais

Durante todo este mês, a Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão, realiza atividades relacionadas ao Outubro Rosa, dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama. A programação completa encontra-se disponível no Site da Prefeitura. 

“O exame de mamografia é fundamental para o diagnóstico da doença. Na cidade, por mês, sobram 800 vagas em mamografia. Por isso, desde a semana passada, as mulheres acima de 40 anos ou acima de 35 anos com casos de câncer na família podem solicitar o agendamento na UBS de referência”, detalha a médica Erika Pimenta de Pádua Mayer, ginecologista e obstetra, assessora técnica da Saúde da Mulher da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

De acordo com a médica, as UBSs organizam palestras e ações direcionadas ao tema, com o objetivo de esclarecer sobre a doença. O diagnóstico precoce é fundamental para as melhores chances de cura. Os sintomas do câncer de mama incluem nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama.

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que o câncer de mama é a tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. No Brasil, em 2016, as estimativas eram de 57.960 casos novos de câncer de mama.

(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/10/01/outubro-rosa-tera-programacao-especial-em-jundiai/

Apoio