Jundiaí recebe prêmio por tratamento contra tuberculose
Jundiaí recebeu, nesta quinta-feira (27), mais um prêmio pelo desempenho do Município em “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”. A cidade ficou com a primeira colocação entre as localidades com mais de 100 casos registrados, com mais de 87,9% de cura entre os casos novos, pelo Fórum Estadual da Tuberculose 2018, realizado pelo governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Coordenadoria de Controle de Doenças do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” – Divisão Tuberculose.
Segundo a médica da Vigilância Epidemiológica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Sandra Ervolino, responsável pelo programa contra a doença na cidade, anualmente, no ano foram registrados 122 novos casos de tuberculose, número que tem se mantido constante em relação à população municipal.
“Essa premiação é muito importante e representa o trabalho em conjunto realizado não somente pela Equipe da Vigilância Epidemiológica (VE), como das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Creas-POP, Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas (AMI) e Consultório na Rua. Em 48 horas temos o diagnóstico fechado com a equipe promovendo o tratamento do paciente”, detalha.
O tratamento varia entre seis meses e um ano. O exame de escarro, que identifica a o Bacilo de Kock (causador da doença), está disponível em toda a rede, gratuitamente e não há necessidade de encaminhamento médico para a realização. No ano passado, a cidade foi contemplada com premiação pelo Desempenho nas Ações de Controle de Tuberculose. No início deste ano, em março, foi premiado pela cobertura acima de 90% em exames de HIV/Tuberculose.
(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)