12º GAC comemora 99 anos com concerto em Jundiaí
Considerada um dos maiores grupos de formação instrumental da atualidade no país, a Banda Sinfônica do Exército virá a Jundiaí no dia 10 de outubro para concerto especial no Teatro Polytheama como parte das comemorações dos 99 anos do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). O concerto é gratuito e os convites podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do Teatro (rua Barão de Jundiaí, 176) ou no 12º GAC (Via Anhanguera, s/n, Jardim do Lago).
A banda virá completa, com todos os instrumentos das convencionais mais aqueles que a caracterizam como sinfônica, incluindo oboés, corne-inglês, espécies de clarinetes e saxofones, entre outros, além de campanas e cordas: piano, contrabaixos e violoncelos. Esta promete ser uma das melhores apresentações musicais da temporada, garante o maestro-titular subtenente Gilson de Souza Silva, que está preparando programa especial para a noite.
História
Localizado no sopé da Serra do Japi e às margens da rodovia Anhanguera, o 12º GAC é subordinado à 2ª DE e possui como material orgânico o obuseiro de 155 mm M114, armamento de maior calibre do Comando Militar do Sudeste. Suas origens remontam a 15 de dezembro de 1919, quando, através do decreto n° 13916, foi criado o 2° Grupo de Artilharia de Montanha, integrando a 2ª Divisão de Exército, no n° 11 do então Largo do Rosário.
Em 2005, o 12º GAC – “Grupo Barão de Jundiahy”, recebeu o encargo de formar os Sargentos do Exército Brasileiro, dentro da nova sistemática implantada pela Portaria n° 044, de 03 de fevereiro de 2005, do Estado Maior do Exército, o que é um motivo de orgulho e satisfação acolher tão nobre missão.
(Por: Pedro Fávaro Jr.)
(Imagem: Cultura Jundiaí)