Operação fiscaliza áreas de preservação em JundiaÃ
Uma operação conjunta da PolÃcia Militar Ambiental, da Guarda Municipal Florestal e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fiscalizou áreas de preservação ambiental em Jundiaà (SP) nesta quarta-feira (24). Duas pessoas foram levadas à delegacia e, ao todo, foi aplicada uma multa de R$ 27 mil. A operação recebeu o nome de Tridente por contar com a participação de três órgãos que atuam na fiscalização e autuação de crimes ambientais. A força-tarefa recebeu denúncias de desmatamentos e construções irregulares na Serra do Japi.
“A gente sai aqui com algumas demandas pré-existentes. Se desta fiscalização houver a necessidade de alguma autuação, ela será providenciada tanto pela esfera estadual quanto pela esfera municipal”, explicou o major Pedro Alessander Barbosa, coordenador operacional do 1º Batalhão de PolÃcia Militar Ambiental.
O Parque da Cidade foi o local escolhido para dar inÃcio à operação. De lá as equipes seguiram por diversos pontos de Jundiaà e outras cidades da região. Uma das equipes visitou uma propriedade que fica dentro de uma área de proteção ambiental, na Serra do Japi, para investigar possÃveis crimes ambientais ligados a desmatamento e construção irregular. Foram os guardas municipais que, durante uma ronda, viram a obra com indÃcios de irregularidade. A área, de aproximadamente 16 mil metros quadrados, fica no limite entre as cidades de Jundiaà e Cajamar.
A presença de uma retroescavadeira, apreendida pela PolÃcia Ambiental, foi um dos indÃcios de crime ambiental, assim como a área desmatada cercada de mata nativa. Outras duas construções irregulares foram encontradas durante a operação.
(Fonte/Imagem: G1)