GMJ passa por capacitação integrada junto à Polícia Militar
A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) firmou parceria com o 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI)/Grupamento Rocam – Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, visando a atualização profissional de seus integrantes. O titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), acompanha a capacitação permanente dos agentes de segurança pública municipal e seus resultados.
Guardas municipais foram divididos em duas turmas para as atividades operacionais realizadas durante dois dias (12 e 13), nos períodos da manhã e tarde, que incluíram aulas teóricas ministradas na Sala de Instrução GM Luiz Fernando de Oliveira (Oliveirinha) – Base da GMJ; e a prática no pavilhão do Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva. Com a coordenação geral do sargento De Jesus, os cabos Tozoni e Erik também ministraram todo o conteúdo programático aos participantes. Dentre os conteúdos abordados: a manutenção das viaturas (as motocicletas), técnicas de condução e abordagem, além da maneabilidade – o aprendizado colocado em prática numa pista de instrução.
“Estabelecer metas e ações para a integração entre os órgãos de segurança pública no município, e também entre outros segmentos que atuam na prevenção da violência, é um dos compromissos do Plano de Governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Neste sentido, a integração é fundamental, otimiza as ações preventivas, consolida-se inclusive em iniciativas como esta: o aperfeiçoamento no patrulhamento com motocicletas para os guardas municipais de Jundiaí, em parceria com a Polícia Militar, representada pelo sargento De Jesus e sua equipe especializada. Iniciativas que pontuam resultados muito positivos para assegurar o bem-estar da comunidade a partir do trabalho preventivo no combate à criminalidade”, ressaltou o inspetor Benedito Marcos Moreno – comandante da GMJ.
Para o cabo Tozoni, a integração e o trabalho realizado durante os dois dias de atividades superou as expectativas. “Uma iniciativa muito importante para todos nós, uma vez que possibilita a aproximação cada vez maior junto à população. Trabalho de muita inteligência e operacionalidade para que no dia a dia possa contribuir na redução dos índices de criminalidade. Uma vez que o policiamento feito com motocicletas confere rapidez ao atendimento, são utilizadas principalmente em grandes corredores de trânsito.”
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)