Varejo na região de Jundiaí abre 160 vagas formais
Após impactos negativos da greve dos caminhoneiros entre maio e julho, o varejo paulista retoma seu processo de geração de vagas neste segundo semestre. Na região de Jundiaí, o comércio varejista abriu 160 postos de trabalho em setembro, resultado de 3.798 admissões contra 3.638 desligamentos. Nos nove primeiros meses do ano, o setor fechou 1.809 vagas com carteira assinada, e, no acumulado dos últimos 12 meses, 284 vínculos foram encerrados. Com isso, o varejo na região finalizou o mês com estoque ativo de 102.731 trabalhadores formais, queda de 0,3% em relação ao mesmo período de 2017.
“O resultado é reflexo do processo de recuperação dos níveis de emprego e da economia”, avalia Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região. Das atividades analisadas, os segmentos de concessionárias de veículos e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos apontaram as maiores altas na mesma base comparativa, ambos com 2,9% de crescimento.
Desempenho estadual
Em setembro, o comércio varejista no Estado de São Paulo voltou a abrir novos postos de trabalho pelo segundo mês consecutivo. No período, foram criados 3.554 empregos formais, resultado de 72.620 admissões e 69.066 desligamentos. Foi o melhor saldo para setembro desde 2013. Com esse desempenho, o setor encerrou o mês com um estoque ativo de 2.067.721 vínculos empregatícios, leve alta de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 12 meses, o saldo voltou a ficar positivo após quatro meses de baixas, com 1.764 vagas abertas.
As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
(Fonte: Sincomercio Jundiaí e Região)