“Geladeiras Literárias” emprestam livros nos terminais de ônibus
O projeto “Geladeira Literária” está presente nos sete terminais de ônibus da cidade, com a proposta de democratizar o acesso aos livros e a circulação de obras literárias para a população. A iniciativa, que teve início em 2017, foi expandida à UPA Vetor Oeste, ao Paço Municipal e às Novas UBSs dos bairros Tulipas e Vila Marlene.
De acordo com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), idealizadora do projeto, o fator rotatividade dos livros é essencial para o sucesso da ação. Por isso, as pessoas que têm os livros do Geladeiras Literárias em casa devem atentar-se à devolução. “Se a circulação não acontecer o abastecimento dos pontos de empréstimos é prejudicado, impossibilitando que um número maior de pessoas consigam ter acesso ao projeto”, disse o diretor da UGC, Ricardo Comparini.
O projeto contém aproximadamente 70 mil exemplares de livros, com títulos de vários gêneros, todos conseguidos como resultado de doações por parte de editoras e munícipes. O empréstimo de livros é realizado de forma simples: basta abrir a geladeira, retirar o livro de interesse e, após terminar a leitura, devolver no mesmo ponto em que foi feito o empréstimo ou, ainda, nas demais geladeiras distribuídas na cidade.
Onde encontrar
- Paço Municipal (avenida da Liberdade s/nº)
- UPA Vetor Oeste (avenida Presbítero Antônio Dias Filho, 1543)
- Nova UBS Tulipas (Rua Ana Congani Bocalão, 80)
- Nova UBS Maringá (Rua Casimiro de Abreu, 57)
- Terminal Cecap (Rodovia Vereador Geraldo Dias, 2901)
- Terminal Central (Rua Baronesa do Japi, s/nº)
- Terminal Colônia (avenida dos Imigrantes Italianos, 2400)
- Terminal Eloy Chaves (avenida José Luís Sereno, 201)
- Terminal Hortolândia (Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1001)
- Terminal Rami (avenida São Francisco de Sales, 290)
- Terminal Vila Arens (avenida União dos Ferroviários, 333)
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)