Gestora destaca nova visão para Educação Infantil em Jundiaí
A gestora de Educação de Jundiaí, Vasti Ferrari Marques, falou ao Jornal TVTEC sobre Educação Infantil, em entrevista à jornalista Mariana Meira. Vasti fez questão de recordar a mudança de conceito dentro do Projeto Escola Inovadora, implantado pelo prefeito Luiz Fernando Machado. “É preciso levar em conta um novo conceito e novos conhecimentos relacionados à criança que nasce. Ela nasce sabendo muitos sons, conhecendo os sons da mãe, do pai. Elas se comunicam pelo choro, pelo balbucio e essas são algumas das razões para o que chamemos de Escolas de Educação Infantil o que chamávamos antigamente de creches”, reportou.
Para a gestora, trata-se de um referencial de Educação e não mais o lugar da guarda da criança, um lugar importante para a vida dela e não só um local para ela ficar porque os pais precisam trabalhar. “Enxergamos a criança carregada de intenções e potencialidades que nós desenvolvemos. Nós educadores entendendo o balbucio como uma primeira linguagem, vamos desenvolvê-la”, explicou durante a entrevista.
Para exemplificar, Vasti recordou que entendendo que a matemática está na vida da criança, os educadores ajudam-na a desenvolver um vocabulário matemático. “Vamos orientá-la pedindo que pegue o brinquedo à sua direita, pegue a boneca que na prateleira ‘de cima’, vamos ajudando a progredir na aprendizagem já a partir da primeira infância”, completou. Segundo ela, a ideia para da Escola Inovadora para a educação infantil são a percepção e o entendimento de sua relevância “na vida e no desenvolvimento da criança”, no percurso que ela faz dentro da escola.
Assista aqui íntegra da entrevista: