Novos ônibus melhoram transporte em Jundiaí, diz gestor
O gestor de Mobilidade e Transporte do Município apontou como desafio dar conta de uma cidade em expansão como Jundiaí. “A cidade tem a sua dinâmica e o sistema de transporte é antigo e passa pela necessidade de uma renovação permanente. Você não faz isso de uma hora para outra”, explicou. Segundo ele, quando se pensa no transporte coletivo, tem-se que levar em conta a questão do veículo, o ônibus – e os equipamentos da cidade estavam obsoletos –, e com um grande volume de falhas.
“Tudo isso trazia muito transtornos. Quando há uma falha é não compromete só as pessoas que estão usando o veículo, mas também todo o carrossel de viagens do sistema”, explicou Silvestre. Lembrou que para evitar esse tipo de problema, dentro do programa Mobilidade Total do prefeito Luiz Fernando Machado, as operadoras adquiriram, equiparam e entregaram, para integrar o sistema 50 novos ônibus no final de 2018.
“Isso cria a tendência de redução das falhas, de ocorrências que interrompam os serviços, tornando o sistema mais regular e mais confiável”, argumentou. “E nesse primeiro semestre, mais outros 20 novos anos devem entrar em operação. Vamos não só substituir os equipamentos que provocavam as falhas como ampliar a frota e aumentar a área de abrangência e atendimento”, disse.
Assista a íntegra da entrevista.