Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Reclamando? Não adianta, Jundiaí vai continuar quente!

Publicada em 09/01/2019 às 12:50

Você está reclamando do calor? Ah, tá! Tá com medo da chuvarada? Certamente esqueceu que estamos no Verão e, também, aposto,  não leu nosso alerta, publicado aqui dia 4 de janeiro, avisando que o calor não vai dar trégua  este mês.  Imagino que deve até ter dado uma zombada, porque no dia 5, o sábado logo após termos publicado nosso texto sobre o calor, chegou a fazer um friozinho, se a gente comparar as temperaturas do dia com as dos outros dias de janeiro. A máxima foi de 23,3, às 16 horas e a mínima de 20,9 no começo da madrugada.

Mas  nesta terça-feira, 8 de janeiro, a coisa ferveu: tivemos 35 graus às 16 horas, com uma umidade relativa do ar de 36%! Coisa de rachar mamona, mesmo! O recorde, porém, ainda está com o dia 3 de janeiro de 2014, que bateu nos 35,2 graus às 18 horas,  com 23% de umidade relativa do ar. Um deserto…  Às 19 horas, a temperatura baixou para 24,1 e a umidade relativa do ar subiu para 76% e continuou em alta até 21 horas, quando bateu em 93% – ou seja, estava descendo água ainda.

Felizmente a cidade saiu nesta quarta-feira (9) do estado de Atenção e voltou para o estado de Observação – lembrando que a graduação desses estados, para as chuvas são: Observação (acumulado de chuvas em 72 horas, menor que 80mm); Atenção (acumulado de chuvas em 72 horas é superior a 80mm); Alerta (acumulado de chuvas em 72 horas é superior a 80 mm e há previsão a intensificação dos índices e ocorrências) e Alerta Máximo (acumulado de chuvas em 72 horas é superior a 80 mm e estão ocorrendo deslizamentos e escorregamentos  generalizados com consequências graves).

Vamos esperar o que chega por aí. Para a cidade de São Paulo, as estações meteorológicas e institutos de clima estão prevendo temperaturas recordes para os próximos dias. A medição que seguimos no TVTEC News, em Jundiaí, é feita pela estação local da Cetesb.  E é bom lembrar que a cidade é privilegiada pela Serra do Japi, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que ajuda a arrefecer um pouco os efeitos dos ventos vindos do Sul. (Por Pedro Fávaro Jr.)

(Fotos: Pixabay)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/09/reclamando-nao-adianta-jundiai-vai-continuar-quente/

Apoio