Preço de material escolar varia até 157% em JundiaÃ
A Pesquisa Comparativa de Preços de Material Escolar, elaborada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, em JundiaÃ, identificou a variação de até 157,89% no valor de um mesmo produto. Essa alteração foi encontrada no Giz de Cera Fino de 15 cores da Faber Castell, que um local custava R$4,90 e em outro produto, R$1,90.
O levantamento foi realizado pela equipe do núcleo regional de Campinas e pelo Procon de JundiaÃ, nos dias 7 e 10 de janeiro e envolveu 84 itens e sete estabelecimentos comerciais. A lista completa pode ser acessada aqui.Â
O Procon-SP recomenda verificar quais produtos da lista o consumidor já possui em casa e em quais condições de uso. Promover a troca de livros didáticos entre os alunos também garante economia. Na lista, as escolas não podem exigir a aquisição de qualquer material escolar de uso coletivo, como materiais de escritório, de higiene ou limpeza, por exemplo, conforme determina a Lei nº 12.886 de 26/11/2013.
Há estabelecimentos que concedem bons descontos para compras em grandes quantidades, assim pode ser válido o consumidor se reunir com outros pais para uma compra coletiva.
(Fonte: Jornal de JundiaÃ)
(Imagem: Reprodução)