Transparência: Saúde presta contas e mostra aumento na oferta de serviços no setor
A audiência pública para prestação de contas relativas ao segundo quadrimestre da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) foi realizada na Câmara Municipal, na terça-feira (31), na presença de vereadores da Comissão de Saúde e de representantes do Conselho Municipal de Saúde. Os dados apontam aumento de até 70% na oferta de alguns serviços em relação ao primeiro quadrimestre do ano, mesmo com a frustração no orçamento do ano e a exigência de aumento do financiamento municipal para sustentar o atendimento.
De acordo com dados apresentados pela UGPS, a média mensal de oferta consulta básica realizadas por equipe multiprofissional teve aumento de 25%, em relação ao primeiro quadrimestre. Das 35.590 consultas, passou para 44.555. O atendimento em odontologia básica teve crescimento de 70% em relação ao período anterior, ampliando de 13.002 para 22.105.
LEIA TAMBÉM
Sábado (4) tem vacinação contra febre amarela na UBS Central
O percentual de financiamento da Saúde de Jundiaí teve acréscimo para o município. Em 2016, 77,13% era bancado pela cidade. Neste ano, 77,13% é de responsabilidade dos cofres da cidade. A verba federal teve retração de 22,74% para 22,25%. O que fechou a conta foi a ampliação do financiamento estadual, que passou de 0,13% para 0,59%.
“Mesmo com a queda na arrecadação da cidade, Jundiaí consegue ampliar o atendimento básico para a população. Saúde é prioridade do governo Luiz Fernando. Parte das economias feitas em toda a gestão é destinada para o atendimento da Saúde. Somente no quesito exames clínicos, recebemos investimento de R$ 1,5 milhão para ampliar a oferta até o final do ano”, detalha o gestor interino da UGPS, Tiago Texera.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí